O Fibrocimento

Atualmente, o termo “fibrocimento” é utilizado para descrever materiais utilizados na indústria da construção civil, feitos à base de cimento reforçado com fios sintéticos.

Outras designações encontradas para esses produtos incluem CRFS (Cimento Reforçado com Fios Sintéticos), RFC (Reinforced Fiber Cement) e Fibrocimento NT (NT significa Nova Tecnologia). Esses produtos estão disponíveis no mercado brasileiro desde o início dos anos 2000.

Os fios sintéticos mais comumente usados para essa aplicação são feitos de PP (polipropileno) e PVA (poliálcool vinílico).

Os produtos de fibrocimento são compostos por diferentes proporções de cimento Portland, agregados minerais moídos (como calcário) e fibras de celulose, além dos fios sintéticos de reforço. Eles são fabricados de acordo com formulações específicas de cada fabricante e podem ser curados ao ar livre ou em autoclaves, com controle de pressão e umidade.

Em termos de aplicação na construção civil, os produtos de fibrocimento substituíram completamente os produtos de cimento-amianto, que utilizavam fibras de amianto como componente de reforço e foram proibidos definitivamente no Brasil no final de 2017.

Atualmente, a maioria dos produtos de fibrocimento fabricados e comercializados no Brasil são telhas e acessórios para coberturas. Recentemente, placas planas e painéis cimentícios passaram a ser produzidos e utilizados com grande sucesso em aplicações de construção a seco e sistemas de fachadas de prédios, além de oferecerem várias outras possibilidades de uso.

× Como posso te ajudar?