Atualmente, o termo “fibrocimento” é utilizado para descrever materiais utilizados na indústria da construção civil, feitos à base de cimento reforçado com fios sintéticos.
Outras designações encontradas para esses produtos incluem CRFS (Cimento Reforçado com Fios Sintéticos), RFC (Reinforced Fiber Cement) e Fibrocimento NT (NT significa Nova Tecnologia). Esses produtos estão disponíveis no mercado brasileiro desde o início dos anos 2000.
Os fios sintéticos mais comumente usados para essa aplicação são feitos de PP (polipropileno) e PVA (poliálcool vinílico).
Os produtos de fibrocimento são compostos por diferentes proporções de cimento Portland, agregados minerais moídos (como calcário) e fibras de celulose, além dos fios sintéticos de reforço. Eles são fabricados de acordo com formulações específicas de cada fabricante e podem ser curados ao ar livre ou em autoclaves, com controle de pressão e umidade.
Em termos de aplicação na construção civil, os produtos de fibrocimento substituíram completamente os produtos de cimento-amianto, que utilizavam fibras de amianto como componente de reforço e foram proibidos definitivamente no Brasil no final de 2017.
Atualmente, a maioria dos produtos de fibrocimento fabricados e comercializados no Brasil são telhas e acessórios para coberturas. Recentemente, placas planas e painéis cimentícios passaram a ser produzidos e utilizados com grande sucesso em aplicações de construção a seco e sistemas de fachadas de prédios, além de oferecerem várias outras possibilidades de uso.

Referência no segmento da construção civil, com mais de 50 anos de experiência, a Infibra S/A nasceu em Leme, SP, e se destaca pela qualidade e inovação em tecnologia para coberturas e é pioneira no mercado Nacional de placas cimentícias com produtos monolíticos e de baixa densidade, além da linha de reservatórios para água em Polietileno, telhas, forro, porta em PVC.
A ANF vem participando ativamente da Comissão de Estudos (CE) instituída pelo CB-018 da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, com o objetivo de revisar e/ou elaborar normas técnicas referentes a produtos de Cimento Reforçado com Fibras, Fios e Filamentos.
Como resultado do trabalho desta CE, as seguintes normas foram publicadas nos últimos dois anos, estando disponíveis no site da ABNT:
NBR 15210-1:2019 – Telhas onduladas e peças complementares de fibrocimento sem amianto – Parte 1: Classificação e requisitos, publicada em 27/09/2019;
NBR 15210-2:2019 – Telhas onduladas e peças complementares de fibrocimento sem amianto – Parte 2: Ensaios, publicada em 27/09/2019;
NBR 7196:2020 – Telhas de fibrocimento sem amianto – Execução de coberturas e fechamentos laterais – Procedimento, publicada em 03/07/2020;
NBR 15498:2021 – Chapas cimentícias reforçadas com fios, fibras, filamentos ou telas – Requisitos e métodos de ensaios, publicada em 27/05/2020
Recentemente a CE finalizou a primeira proposta de texto normativo para os produtos “Painéis Cimentícios”, nos quais chapas cimentícias revestem um miolo interno de composição diferente (madeira, por exemplo). Conforme o processo padrão para formalização de uma norma ABNT, o texto proposto deve ser encaminhado para consulta pública em breve.
Serão agora iniciados os trabalhos para a revisão da norma ABNT NBR 5643:2012 – Telha de fibrocimento — Verificação da resistência a cargas uniformemente distribuídas.
Adicionalmente, a ANF integra também outras Comissões de Estudos da ABNT que tratam de sistemas construtivos em que produtos de fibrocimento são bastante utilizados, ligadas ao CB-002 – Comitê Brasileira da Construção Civil e ao CB-031- Comitê Brasileiro da Madeira.
Normas aplicáveis a edificações e sistemas construtivos em Wood Frame e Light Steel Framing passaram recentemente pelas fases de consulta pública e análise de votos, e devem ser disponibilizadas brevemente para nova consulta final/publicação.